Com mais de 90 mil peças, a Galeria de Arte de Ontário é um dos pontos mais interessantes e visitados de Toronto

A Galeria de Arte de Ontário (AGO), Gallery of Art Toronto, é um dos principais pontos turísticos do Canadá, por reunir exposições permanentes e temporárias, com obras do Renascimento, Barroco, Maneirismo, entre outros movimentos artísticos.

A galeria está localizada no lado oeste da cidade, na Dundas Street West, entre a McCaul Street e Beverley Street, no distrito de Chinatown, um dos bairros de Toronto mais conhecidos por turistas. Com pouco mais de 45 mil metros quadrados, a AGO está na oitava posição dos maiores museus de arte da América do Norte (dentro do Canadá, apenas o Royal Ontario Museum está à frente).

Com mais de 90 mil itens em seu acervo, a Galeria de Arte de Ontário (AGO) possui obras do mundo todo e de todos os tempos. Lá você poderá observar coleções de arte canadense, obras renascentistas, arte européia, barroca, africana e da Oceania.

Um pouco da história da Art Gallery of Ontario

Em 1900, um grupo chamado Ontario Society of Artists (Sociedade dos Artistas de Ontário, em português), decidiu criar uma galeria de arte, onde suas obras pudessem ser expostas.

Um dos membros do grupo, o historiador Goldwin Smith, ofereceu sua mansão georgiana, de 1817, para servir de galeria até a sua morte, em 1911. Depois disso, a administração do museu solicitou uma lei de proteção à casa e ao terreno, a qual a Assembléia Legislativa de Ontário chamou de “Lei relativa ao Museu de Arte de Toronto”.

O terreno que hoje abriga a Galeria Arte Toronto é muito conhecido também por conta do Grange Park, adquirido pela administração do museu em 1920. Muitas expansões aconteceram no local durante o século XX, sendo a última em 1998, que deixou o AGO com 45 mil metros quadrados.

A Galeria de Arte de Toronto

Meio milhão de pessoas por ano querem ver de perto o rico acervo da Galeria de Arte de Ontário, que contém mais de 90 mil obras do primeiro século até os dias atuais, tornando a galeria um dos principais pontos turísticos do Canadá.

A principal atração é a coleção particular da galeria, resultado de mais de um século de compras e doações de aristocratas e outros museus. São obras da arte canadense, com ênfase nos expoentes da arte em Toronto, como Tom Thomson e o Grupo dos Sete. Na seção “Renaissance Trail”, você poderá conhecer algumas das obras de grandes nomes europeus como Pablo Picasso, Claude Monet, Vincent Van Gogh e Max Ernst.

Localizada no segundo andar da AGO, a “Galleria Italia” mede 180 metros ao longo da Dundas Street e chama a atenção dos turistas pelo design de sua fachada em madeira. Foi nomeada assim em homenagem às 26 famílias italianas que patrocinaram a última reforma do museu, em 2011.

A galeria conta ainda com peças de arte expressionista de Nova Iorque, arte egípcia, vanguardas russas, obras surrealistas, arte medieval, esculturas renascentistas, arte contemporânea, arte moderna e mais de 40 mil fotografias que vão desde impressões históricas até modernistas e obras contemporâneas.

Quer ver as milhares de obras de arte da Art Gallery of Ontario com os seus próprios olhos? Compre suas passagens para Toronto e conheça uma das maiores galerias de arte do mundo. Com as passagens aéreas do ViajaNet, você pode conhecer Toronto da forma que quiser!