Muita gente ainda olha com receio para a possibilidade de viajar sozinho. Comprar passagens aéreas para um local desconhecido e embarcar numa aventura às cegas pode parecer um bicho de sete cabeças… Mas não é!

A ideia vem crescendo muito nos últimos tempos, e viajar sozinho vem se tornando um costume de muitas pessoas que preferem uma viagem de baixo custo e de contato consigo mesmo. Porém, para onde viajar sozinho nas férias? Deve-se escolher sabiamente o destino, ter uma certa familiaridade com o idioma e, sem dúvidas, deve-se estar aberto para conhecer novas coisas e pessoas. Viajar na baixa temporada é perfeito para uma viagem mais acessível e barata.

Confira cinco coisas que você só aprende quando viaja sozinho.

5 coisas que você só vai aprender quando viajar sozinho

Sair de sua zona de conforto

Não há nada melhor que se jogar de cabeça em uma cultura diferente e aprender costumes que você nem sequer sabia que existiam. Sentar-se no chão e comer de hashi com budistas no Tibete ou andar a camelo pelo meio do deserto do Sinai são experiências que desconstroem qualquer tipo de conceito predefinido que você tinha. Explorar o desconhecido é um convite para fazer coisas que normalmente você não faria. Sua mente deixa de criar ideias daquilo que não conhece para descobri-las por si mesma.

Liberdade de destino

Às vezes o seu companheiro não vai conseguir folga no mesmo dia que você, sua família estará ocupada ou seus amigos não têm dinheiro para acompanhá-lo. E qual é o problema disso? Ser um viajante solo dá a você a possibilidade de se jogar no mundo sem medo nenhum, ir ao aeroporto comprar passagens e viajar de última hora, escolhendo qualquer destino de sua preferência.

Viagem para interior

Absorção de cultura

Por estar sozinho, você se torna muito mais aberto às coisas que acontecem no ambiente visitado. Sem medo e sem receios de julgamento, acaba se tornando muito mais fácil comer aquela comida exótica que você não faz ideia do que é feita ou se envolver em uma dança típica e animada – as possibilidades são infinitas.

Aprender outras línguas

Mesmo que você tenha domínio do idioma do país que está visitando, não há nada melhor que entrar em contato com a língua direto na fonte. Falar com as pessoas do país de origem ensina mais do que qualquer dicionário e aplicativo de tradução. Mesmo que viaje para um país em que não entende nada que dizem, você acabará aprendendo durante o tempo da estadia, tornando a experiência mais proveitosa e viva.

Contemplação

A solidão deve ser vista como uma coisa boa. Viajar sozinho é a chance de descobrir a vida de um modo novo e se encontrar em algum lugar do mundo. Abre a possibilidade de poder repor suas energias perdidas com o dia a dia e proporciona um tempo de aprendizado particular. Um tempo sozinho e longe da rotina traz reflexões e renovação.