Leste Europeu

Existem tantas opções para driblar o alto preço do dólar nos últimos meses que isso deixou de ser motivo para evitar tirar do papel os planos de viajar. Diversas companhias aéreas já se adaptaram à nova realidade e oferecem passagens mais em conta, buscando aproveitar ao máximo a capacidade de suas aeronaves.

Referente ao destino escolhido, se você ainda não se decidiu, vale a pena olhar também para o Leste Europeu. Essa região ainda tem muito a ser descoberta, uma vez que o eixo das grandes capitais costuma ser a preferência dos turistas brasileiros. No entanto, países que não fazem parte da zona do euro e do dólar acabam se tornando ainda mais atraentes nesse período.

Por teres moedas desvalorizadas em relação ao euro, esses países acabam apresentando custos de viagem bem menores em comparação às grandes capitais do Velho Continente. A economia com o custo da hospedagem, alimentação e atrações tende a ser muito maior. Consulte os valores das passagens e a época ideal para viajar com economia usando o Quando Viajar!

Para fazer trechos entre os países europeus, é possível usar também ônibus ou trens. Os ônibus costumam ser as opções mais em conta, além de muitos oferecerem tomadas para recarregar seus eletrônicos e wi-fi para passar o tempo ouvindo música ou jogando no caso das longas viagens.

O que visitar no Leste Europeu

Veja uma seleção com algumas cidades que você pode incluir em seu roteiro.

Liubliana, Eslovênia: essa capital é uma das cidades mais charmosas do Leste Europeu. Localizada em um vale alpino e circundada por braços do rio Ljubljanica, além de oferecer preços mais em conta, é completamente possível conhecer a região a pé, evitando que você gaste com táxi ou aluguel de um veículo. A região também está cheia de estudantes, o que traz opções mais em conta de hospedagem e alimentação, além de uma programação cultural rica e agitada.

Mostar, Bósnia: A cidade que foi devastada pela Guerra entre a Bósnia e a Cróacia hoje já está reconstruída e apresenta um visual deslumbrante. O tom turquesa do rio que passa pela região é um de seus maiores encantos, além de marcas históricas que remetem aos conflitos e dão uma ideia do que foi viver na região. Visite também as cataratas de Kravice, que estão próximas à cidade e onde você pode nadar – se for no verão.

Tallinn, Estônia: Escolhida como uma das Capitais Culturais da Europa, a cidade tem uma longa lista de eventos durante todo o ano, como semanas de música, cinema ao ar livre, além de esportes pelo porto. As ruas de paralelepípedo levam a bares e outras casas de espetáculo, que são frequentadas principalmente por alunos da Universidade de Tallinn, deixando um clima mais jovem no local.

Kotor, Montenegro: Montenegro costuma ser considerado um “labo B” do Leste Europeu, sendo esquecido em muitos roteitos. Mas uma visita a Kotor o fará se lembrar dessa região para sempre. Considerada a Veneza do Leste Europeu, a cidade possui uma população amistosa e uma carta de vinhos locais com preços incríveis e muita qualidade. A Baía de Kotor merece a sua atenção, principalmente durante o carnaval de verão – quando as ruas são tomadas por pessoas em clima de festa.

E você, conhece algum roteiro no Leste Europeu que é obrigatório? Conte para nós!