Uma das principais dúvidas de turistas antes de ir para a região de Riviera Maya e Cancún é qual a melhor época do ano para visitar a mais famosa península do México. A cidade mexicana é um ótimo destino para curtir as férias, baladas e uma viagem com amigos. Confira essa dica do ViajaNet e conheça a melhor época para ir a Cancún.

Praia em Cancún

Que em Cancún faz calor o ano todo, qualquer um sabe. Os meses entre junho e novembro são os mais quentes e calorosos, mas também os mais perigosos por terem a possibilidade de ocorrências de furacões e tempestades no Golfo do México. Há também as épocas de alta temporada e a famosa spring break – temporada de férias nos Estados Unidos, o que leva muitos jovens norte-americanos ao território mexicano.

A melhor época para ir a Cancún

Sossego x festa

As ilhas que recortam o mar do Caribe apresentam paisagens de beleza estonteante e que são verdadeiros colírios para os olhos. E as praias de Cancún não devem em nada quanto a isso. São muitas as opções de praias de areia branca, mar calmo, de água transparente e de coloração azul-turquesa. Muitas pessoas que escolhem uma viagem para Cancún como o destino das férias desejam apenas relaxar sob o sol e contemplar o mar. Se você procura tranquilidade e sossego, evite as épocas de alta e altíssima temporada, entre dezembro e fevereiro, e março e abril, respectivamente, e vá no mês de novembro, quando as chuvas terminam e a cidade está tranquila e quente.

Cancún é um dos 6 lugares baratos para viajar com os amigos, como já falamos aqui no Blog do ViajaNet. O que você não sabe ainda é que Cancún possui algumas das melhores festas do México durante a alta temporada e o spring break. Festivais de música e baladas podem ser encontrados dentro dos resorts e hotéis à beira das praias.

Temporada de furacões x calor

A região da península fica exatamente na rota dos furacões e das tempestades tropicais, que já castigaram a cidade muitas vezes. Segundo o Hurricane City, órgão que coleta dados dos fenômenos naturais, desde 1873 (ano em que começaram a coleta de dados), 20 furacões e 49 tempestades tropicais passaram por Cancún, sendo que as tempestades coincidem normalmente com os furacões.

É importante frisar que não ocorrem furacões em Cancún desde 2005 e a chance de acontecer um é bem pequena, mas existe. Por Cancún estar localizada acima da linha do Equador, as estações do ano por lá são inversas em relação ao Brasil. Por exemplo, enquanto nos meses de dezembro e janeiro é verão por aqui, em Cancún ocorre o inverno. Por isso, a época de clima mais quente por lá é entre os meses de junho e agosto, então ir para Cancún em julho é uma ótima pedida.

Infelizmente na época mais quente do ano também ocorre a temporada de furacões e tempestades tropicais em Cancún – ainda que a incidência deles seja muito baixa nos últimos anos. Mesmo assim, a vida segue normalmente para os turistas e moradores da cidade, e é muito proveitoso viajar para Cancún neste período e aproveitar temperaturas que podem chegar a 40 ºC. Caso não queira ir nessa época, lembre-se que em Cancún faz calor o ano todo, com média de temperatura anual de 29 ºC.

Fique ligado no Blog do ViajaNet para mais dicas como essa. Agora que você já sabe a melhor época para ir a Cancún, encontre também os melhores preços em passagens aéreas e pacotes de viagens para o Brasil e o mundo.