Mesmo viajando, você não consegue esquecer do futebol, do surfe ou do hóquei? Relaxe! Há museus pelo mundo que exaltam e contam a história do seu esporte favorito por meio de coleções interessantíssimas. E algumas exposições estão mais perto do que você imagina!

Sendo fã ou não, você deve admitir que o esporte está enraizado em nossas vidas. Quem nunca parou uma tarde de domingo para assistir a um jogo na televisão? Foi a algum ginásio assistir ao vivo uma partida? Não bateu uma raquete com uma bolinha na praia? Ou simplesmente conversou com os amigos sobre o time favorito? Os esportes estão presentes em nosso cotidiano e, até mesmo em momentos de viagem, você pode usufruir deles. Que tal, então, visitar um museu do esporte em algum lugar do mundo? O ViajaNet preparou esta lista para você conhecer alguns dos principais museus dedicados e relacionados ao esporte no mundo todo! Confira!

Australian National Surf Museum – Torquay, Austrália

O Museu do Surf, na Austrália, é uma visita imperdível quando você for à cidade de Torquay, capital mundial do esporte. As praias da cidade recebem ondas de cinco metros de altura, atraindo milhares de entusiastas do surf todos os anos. E o museu fica a menos de 10 minutos da principal praia da cidade, a Bells Beach.

Construído em 1993, o museu resgata a história do surfe na Austrália e no mundo, com registros fotográficos dos primeiros momentos do surfe no país, expondo as histórias dos principais nomes do esporte e os artigos usados em campeonatos antigos. O espaço conta com um hall da fama em que já passaram nomes muito conhecidos, como Kelly Slater, Joel Parkinson, Gabriel Medina e Mineirinho.

 

Hockey Hall of Fame – Toronto, Canadá

Localizado em Toronto, o hall da fama do hóquei reúne algumas réplicas dos principais troféus conquistados por times canadenses de hóquei no gelo nos últimos 50 anos. Além disso, todos os anos, uma comissão de ex-jogadores, atuais dirigentes, técnicos e entendidos do esporte se reúne para eleger atletas que serão eternizados nas paredes do museu.

Uma das atrações mais divertidas do espaço é uma pista de gelo que simula uma partida de hóquei de verdade. Nela, em uma espécie de “pênalti”, você pode se arriscar a ser o goleiro defendendo tiros da versão robotizada do maior jogador de hockey da história, Wayne Gretzky. E com passagens para Toronto, você pode conhecer esse belo local na maior cidade do Canadá.

Museu do Futebol – São Paulo, Brasil

O esporte mais popular do Brasil não poderia ficar de fora desta lista. Localizado no piso térreo do Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, o Museu do Futebol SP é um dos mais visitados do país.

A exposição é distribuída em 15 salas temáticas e conta de forma interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e cultura. É um museu dedicado aos amantes do futebol! A Sala dos Gols apresenta jogadas impressionantes e gols mágicos que aconteceram em território nacional e a Sala do Rádio celebra grandes narrações de jogadas que ficaram na história.

A foto mostra a fachada principal do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, onde fica o Museu do Futebol Pacaembu.

Reprodução: iStock

Museum Schumacher – Colônia, Alemanha

O Museum Michael Schumacher tem inauguração marcada para abril de 2018 e reúne a coleção do heptacampeão de Fórmula 1, Michael Schumacher. A vida do ex-piloto e multicampeão será narrada através de seus objetos pessoais e de sua grande coleção de automóveis, juntamente com as máquinas que ele tanto pilotou nas pistas.

O museu ainda contará com um hotel temático, restaurantes, salas de conferências, teatro e sala de eventos. O museu, que deve atrair mais de 100 mil visitantes por ano, terá entrada gratuita. No acervo do museu, estarão 20 carros usados pelo ex-piloto — entre eles, os sete com os quais foi campeão mundial.

Museu Olímpico – Lausanne, Suíça

O Museu Olímpico Lausanne é um dos pontos mais visitados da Suíça e é totalmente interativo e moderno, contando as histórias dos Jogos Olímpicos de agora e da antiguidade. São mais de 10 mil peças no museu, que conta com tochas olímpicas de todos os jogos, medalhas, mascotes de todas as edições, maquetes dos estádios, ginásios e vilas, uniformes históricos, equipamentos e muito mais.

O local ainda abriga o Olympic Park, que conta com versões menores de pistas olímpicas, caixas de areia e campos de futebol para a criançada.

Foto da pira olimpica no museu da suiça

Reprodução: iStock

Quer ver um incrível museu do esporte com os seus próprios olhos? Compre as passagens áreas do ViajaNet e escolha o seu destino favorito. Fique de olho no blog do ViajaNet para mais listas como esta e se surpreenda!