Com o ViajaNet você já descobriu que sempre é possível viajar barato com passagens aéreas em promoção. No entanto, alguns destinos, além de transporte em oferta, oferecem atrações, alimentação e muito mais com preços atraentes e que cabem no seu bolso, permitindo que você tenha grandes serviços por preços populares.

Este é o caso da Romênia, um dos países mais surpreendentes do continente europeu, e também bastante econômico: a moeda local, o leu romeno, é mais barato que o euro, moeda vigente nos demais países europeus.

Localizado ao Leste do Velho Continente, o país faz fronteira com Sérvia, Hungria, Bulgária, Ucrânia e República de Moldova, enriquecendo a sua diversidade através do contato com essas outras regiões.

A lenda que aquece a região

Bran, Romania - March 22, 2015: Bran Castle, also known as Dracula Castle. Its fame is created around Bram Stoker'€™s character, Dracula, often identified as Vlad Tepes (Vlad the Impaler).

Uma das histórias mais contadas – e que aquece o turismo até o dia de hoje – tem a ver com um notório personagem da literatura. Drácula, um dos personagens vampiros mais conhecidos da história, teria sido inspirado em Vlad Tepes, o príncipe da Valáquia – região da Romênia. A história conta que ele era tão cruel ao punir seus inimigos, que sua imagem inspirou o nascimento do Conde vampiro.

Por isso, tudo o que está relacionado a Vlad Tepes atrai a atenção de curiosos e amantes da literatura, dos seus castelos às suas relíquias. Afinal, há muitas pessoas que acreditam que Vlad III, como ficou conhecido ao entrar para a história da Romênia, realmente tenha sido um vampiro.

Cenários reais

Town Hall in Brasov (Romania)

Apesar da fama que ganhou por conta dessa lenda, a Romênia está cheia de cenários reais que mais parecem ficção devido a sua extrema beleza. Para apreciá-los, o verão e a primavera apresentam temperaturas mais agradáveis, enquanto o inverno é a época perfeita para quem deseja ver neve.

Em cidades como Brasov, você se sentirá voltando no tempo. Apesar de não ser uma cidade pequena, o centro histórico dá a impressão de que você entrou num borgo medieval – afinal, a cidade foi fundada em 1212! Para se hospedar, prefira a parte mais velha da cidade, pois lá está a maior parte das atrações.

De lá, você também pode usar trens e ônibus para ir a muitos outros cantos, como a Fortaleza de Rasnov, o Castelo de Bran, o Castelo de Peles, e outras cidades históricas, como Sibiu e Sighisoara.

Culinária para todos os gostos e bolsos

Comer na Romênia é uma grande experiência, porque além dos sabores, os preços são bastante palatáveis. De food trucks a restaurantes estilosos, não faltam opções para matar a sua fome.

Toda refeição costuma começar com uma sopa – conhecida como “Ciorbă”, com os sabores feijão com carne (fasole cu carne), vegetais (ţărănească), almôndegas (perişoare) ou uma versão com tripas (burtă).

Para os amantes de carne, um dos pratos mais famosos é o Sarmale, que consiste em carne de porco moída numa mistura de arroz e ervas, servida enrolada em folhas de repolho. Há também o Tochitură, que é uma carne cozida com cebola e que acompanha uma outra tradição, a Mamaliguta ou Mamaliga, que nada mais é do que uma polenta.

No momento de pedir uma sobremesa, a Papanaşi é uma das mais tradicionais. Feita com queijo cottage, é servida com geleia e sour cream. Costuma ser bem servida e, como não é muito doce, é fácil comê-la e querer repetir!