O conjunto de túneis e galerias que passam por baixo do centro da cidade é um dos caminhos para os pedestres no inverno e se tornou um incrível ponto turístico para os turistas

O PATH é considerado – e eleito pelo Guinness World Records – o maior centro comercial subterrâneo do mundo. Mas o conjunto de túneis de Toronto não foi construído exatamente com essa finalidade. A província de Ontário, onde fica a cidade subterrânea Toronto, é uma das dez províncias do Canadá onde mais faz frio. Então, se prepare para pegar temperaturas que, muitas vezes, não passam dos -10º C em meses de inverno do Hemisfério Norte – de novembro a fevereiro. Com a neve e os ventos gelados, a sensação térmica chega a ser muito inferior a isso, fato que tornava o simples ato de sair de casa em um feito de coragem. Neste contexto, o governo canadense e a prefeitura de Toronto resolveram criar em conjunto uma forma das pessoas se locomoverem durante o frio, principalmente para trabalharem no centro da cidade.

Foi em 1900 que a primeira obra do que conhecemos como PATH começou. A loja de departamentos Easton custeou a construção de um túnel embaixo da James Street, permitindo que seus vendedores (e compradores) pudessem caminhar entre a loja principal até a Yonge Street, a Queen Street e o anexo Eaton, localizado atrás da (então) Câmara Municipal.

Extensões nos anos 1930, 1960, 1970 e a mais recente em 2011 fizeram com que o simples túnel de 1 quilômetro se tornasse o que é hoje: a maior cidade subterrânea do mundo!

The PATH: a cidade subterrânea de Toronto

Atualmente, o sistema PATH possui mais de 37 quilômetros de extensão e está conectado a diferentes linhas do metrô e mais de 50 torres de escritórios, incluindo os icônicos Royal Bank Plaza, Scotia Plaza e Richmond Adelaide Centre, no centro comercial da cidade. No início dos anos 2000, o conjunto de túneis ganhou uma central de controle de clima, o qual controla totalmente a temperatura dentro dos túneis. Então, mesmo que caia uma nevasca gigantesca lá fora, o PATH sempre estará agradável.

PATH, em inglês, significa “caminho”. E muitos são os caminhos que você pode tomar quando entrar na rede de túneis. Para não se perder em sua extensão, vale ficar de olho nos mapas colados nas paredes, baixar o aplicativo Toronto PATH e prestar atenção na coloração do piso que você está andando – ele costuma mudar conforme você caminha por baixo de ruas e avenidas. Dá, também, para decorar o que cada letra da palavra indica: o “P”, em vermelho, representa o sul; o “A”, em laranja, o oeste; o “T”, em azul, indica o norte; e o “H”, em amarelo, o leste.

Mais de 100 mil pessoas passam diariamente pelos túneis do PATH, seja para trabalhar, comprar, estudar ou simplesmente turistar. O PATH Canadá também passa por importantes pontos turísticos da cidade, incluindo a CN Tower, o Hockey Hall of Fame, o Ripley’s Aquarium of Canada e importantes locais de esportes em Toronto, como o Air Canada Centre e o Rogers Centre.

Shopping subterrâneo em Toronto

As PATH Toronto lojas também merecem destaque. Centenas de lojas são interligadas, além do próprio possuir algumas em sua extensão. A primeira entrada construída do PATH dava no Eaton Centre Toronto, a maior rede de lojas do Canadá. Além disso, pelas passarelas do PATH, estão inseridas praças de alimentação, mercados, restaurantes, lojas, bancos e outros serviços.

Gostou dessa dica do ViajaNet? Fique de olho no blog para mais informações imperdíveis como essa. No site do ViajaNet, você encontra os melhores preços em passagens aéreas para conhecer de perto a cidade subterrânea Toronto! Compre suas passagens para Toronto com o ViajaNet, a maior agência de viagens online do Brasil.