O turismo gastronômico vem ganhando cada vez mais espaço e força no setor de viagens, pois as pessoas viram que a comida é um reflexo histórico e cultural do lugar. Dessa forma, essa classe de turistas vem se destacando e ganhando mais atenção em alguns destinos ao redor do mundo.

Na América do Sul, a gastronomia é muito diversificada e repleta de pratos típicos que chegam a ser irresistíveis só de olhar. A soma das diferentes floras e climas resultaram em pratos coloridos, saborosos e atrativos para o turismo gastronômico.

Peru

ceviche - Peru

No Peru, é possível encontrar uma das mais deliciosas e interessantes culinárias do mundo. Como o destino é composto por águas frias em seu litoral, a melhor pedida é experimentar os melhores pratos com peixes e outros frutos do mar. O mais famoso prato é o ceviche – considerado uma das 7 maravilhas gastronômicas do mundo –, feito com peixes frescos, cebola roxa, suco de limão, pimenta e sal.

Venezuela

Gastronomia - Venezuela

Prepare-se para ter a sensação de estar experimentando o melhor da gastronomia europeia, africana e indígena – pois a gastronomia venezuelana é a mistura perfeita desses lugares, com explosão de sabor a cada prato. As receitas em geral são à base de tubérculos, farinhas e carnes.

Chile

Chile

Famoso pela ótima produção de vinhos, o Chile também proporciona a degustação de pratos deliciosos como o charquicán, prato mais típico do país, feito com uma mistura de verduras e carnes, também acompanhadas de cebolas preparadas em escabeche – molho típico da gastronomia do al-Andalus, sendo preparado para dar mais sabor ao prato e também para conservar o alimento por mais tempo.

Argentina

Gastronomia - Argentina

Para os brasileiros, a culinária argentina é um pouco mais familiar. A gastronomia argentina é o reflexo da colonização, contando também com diversas receitas espanholas e italianas. Além disso, também há uma influência da cultura guarani, principalmente pelo uso da mandioca e abóbora em muitas receitas. Um dos pratos mais procurados é o “asado argentino”: um churrasco feito de uma maneira diferente, onde é possível experimentar os melhores cortes do alimento.