O Brasil é internacionalmente conhecido por seu clima tropical, com ótimas opções e destinos para quem quer curtir as altas temperaturas características do país. Desde praias paradisíacas no litoral até cidades encantadoras no interior, não há dúvidas de que o Brasil conta com infinitas opções para aproveitar o clima mais quente. Mas, além disso, o que muitos não sabem é que também é possível curtir a época mais fria do ano sem ter que ir ao exterior.

Das temperaturas abaixo de zero na Serra Catarinense, a região mais fria do país, ao aconchego de Guaramiranga, no Ceará, os brasileiros podem encontrar destinos que oferecem muito charme e conforto. As melhores cidades de inverno no Brasil garantem tudo aquilo que os turistas mais esperam: um bom chocolate quente, fondue, pousadas encantadoras, lareiras. Então, que tal aproveitar que o inverno está logo aí e preparar as malas? Confira aqui 4 destinos incríveis para aproveitar o inverno no Brasil!

Gramado

Gramado

Um dos destinos mais famosos no país, Gramado atrai centenas de turistas pelas diversas atrações e encantos que oferece. Seja pelo ambiente em estilo europeu e pelo clima frio, ou pelos cobiçados cafés coloniais, vinhos e chocolates, a cidade gaúcha está entre as melhores opções para quem quer curtir o frio do inverno com muito charme e conforto. O pequeno município – de apenas 34 mil habitantes – ainda conta com o Festival de Cinema, realizado durante o inverno.

Guaramiranga

Guaramiranga

É possível sentir frio no Ceará! Situada no Maciço de Baturité, Guaramiranga apresenta médias anuais de temperatura por volta dos 20º C, mas, no inverno são registrados números ainda mais baixos. Uma das principais atrações da cidade é o Festival de Jazz e Blues, que atrai milhares de turistas. Além disso, vale conhecer o Parque das Trilhas, uma área envolta pela Mata Atlântica que oferece caminhadas e trilhas ecológicas, além de atividades de aventura, como rapel e tirolesa.

Monte Verde

Monte Verde

A cidade mineira está entre os melhores destinos para os amantes do frio e do aconchego das montanhas. Além do passeio matinal pelas ruas cobertas de geada, quem visita Monte Verde tem a opção de praticar diversas atividades de aventura, como arvorismo, trekking, tirolesa e paintball. As atrações gastronômicas também merecem destaque: estão no cardápio sopas, fondues, chocolates, queijos e uma extensa cartilha de vinhos. Vale a pena a visita!

Petrópolis

Petrópolis

Localizada no interior do Rio de Janeiro, a charmosa e histórica Petrópolis conserva construções da época de D. Pedro II. Assim, os turistas podem conhecer e se encantar com os casarões e palacetes que remontam a séculos passados. Quem optar por esse destino ainda poderá contar com ótimas opções de hotéis e pousadas, que irão garantir um clima aconchegante e agradável. A gastronomia da cidade também se destaca, já que seis dos seus restaurantes foram premiados com uma estrela no Guia Brasil 2014.