Fazer check-in online e despachar bagagens são tarefas importantes para a sua viagem, mas que são muito simples. Confira as nossas dicas para realizar ambos procedimentos com praticidade!

Agora que você sabe como comprar as suas passagens aéreas pela Internet e tem as suas passagens aéreas em mãos, os próximos passos da sua viagem são fazer Check-in online e despachar bagagens. Ambos processos fundamentais para a sua viagem e que podem gerar alguns problemas, se não forem feitos corretamente.

Apesar das diversas dúvidas e inseguranças que podem surgir nesse processo, fique tranquilo! Conte com as nossas dicas de como fazer Check-in online e o despacho das suas bagagens, com o máximo de praticidade.

Como fazer check in: a imagem demonstra um tolken de auto-atendimento em um aeroporto com uma mão estendida com o dedo indicador tocando na tela.

O que é Check-In?

Fazer Check-In é um processo simples, em que o passageiro deve apresentar diversos documentos para poder realizar o despacho das bagagens e embarcar.
É uma etapa fundamental, em uma viagem aérea, e que deve ser realizada com cautela, para que não ocorram erros no preenchimento dos dados.
O Check-In para voos nacionais deve ser feito com a antecedência de uma hora, enquanto que, para voos internacionais, deve ser feito com a antecedência de duas horas. É muito importante se programar para não exceder o tempo limite.

Como fazer Check-In online

Há diversas opções para fazer Check-In e a melhor alternativa deve ser escolhida de acordo com as suas necessidades e preferências.
Confira abaixo como fazer Check-In online, pelo aplicativo e no aeroporto.
Fique atento: Alguns destinos internacionais não possuem a opção de Check-In online ou através de aplicativos. Programe-se antecipadamente.

1.Como fazer Check-In online

Como fazer Check-In online pode gerar diversas dúvidas, mas consiste em uma das alternativas mais práticas e rápidas disponíveis.
No site da companhia em que você adquiriu as suas passagens aéreas, você irá encontrar a opção de Check-In online. Nesta área, você irá preencher os dados pessoais pedidos (é fundamental que não haja nenhum erro no preenchimento) e, dependendo da companhia aérea, escolher sua poltrona.
Depois disso, você receberá – por e-mail ou por um link de download fornecido pelo site da companhia aérea – um cartão de embarque, que deve ser impresso e levado no dia da sua viagem.

2.Como fazer Check-In por Aplicativos

Algumas companhias aéreas, como a Gol e a Tam, possuem aplicativos específicos para fazer Check-In, que, assim como o Check-In online, são uma alternativa rápida e prática.
Após instalar o aplicativo da companhia aérea em que você comprou as suas passagens, você pode fazer Check-In, sem precisar acessar o seu computador ou notebook, além de não perder tempo em filas, como no Check-In presencial.

3.Como fazer Check-In no aeroporto

No aeroporto, você pode fazer Check-In no guichê da companhia aérea ou em um dos totens de autoatendimento. Confira as diferenças e vantagens de cada opção.

Fazer Check-In no Guichê

Se você optar pelo Check-In no guichê de atendimento da companhia aérea em que você adquiriu as suas passagens, compareça com bastante antecedência, pois é possível que haja filas. No ato do atendimento, você deverá entregar documentos e comprovantes (pesquise quais são com antecedência, para evitar imprevistos), para que, em seguida, o cartão de embarque seja entregue e suas bagagens sejam pesadas e despachadas para o porão da aeronave.

Fazer Check-In no totem de autoatendimento

Para fazer Check-In em um dos totens de autoatendimento, você deve identificar suas informações e dados eletrônicos da sua passagem (código de reserva), para que seja impresso seu cartão de embarque. Esta opção tende a ser a mais rápida que comparecer a um dos guichês de companhias aéreas, mas deve-se ter uma cautela ainda maior para preencher os dados corretamente.
Fique atento: Em alguns aeroportos, essa opção só é possível para passageiros que não tenham malas para despachar. Informe-se com um dos funcionários disponíveis no local.

Fazer Check-In: passageiros de Primeira Classe

Aos passageiros de primeira classe, fazer Check-In presencial é muito mais prático. Isso ocorre porque existem guichês especiais e exclusivos, direcionados aos passageiros de Primeira Classe.
Esses guichês tendem a ter filas muito menores que as filas dos guichês comuns, o que torna a opção de Check-In no aeroporto mais viável para esses passageiros.

Como despachar bagagem

despachar bagagens

Após fazer Check-In, você pode, finalmente, despachar as suas bagagens.
É possível levar bagagens leves, de pequeno volume, com você, no avião (confira o que pode levar na bagagem de mão, para evitar surpresas desagradáveis).
Caso as suas bagagens excedam o volume e peso máximo para serem consideradas bagagem de mão, você deve despachar bagagens no guichê da companhia aérea. Assim feito, você receberá um comprovante de despacho que deverá ser guardado até a sua chegada ao destino.

Dica extra: O embarque

Após fazer Check-In e despachar bagagens, é hora de entrar na sala de embarque.
Primeiramente, você passará pelo detector de metais.
Será preciso que você remova todos os objetos de metal do seu corpo, como chaves, cintos e celulares. Você pode agilizar esse processo, ao separar todos os itens de metal, antes de chegar a sua vez na fila.
Na sala de embarque, fique atento ao painel de informações e àquilo que é dito nos autos falantes, pois ambos fornecem informações que podem ser vitais para a sua organização para o embarque no avião.

Embarque internacional

A verificação de segurança em um embarque para viagens internacionais é mais rígida e acontece tanto no embarque e no desembarque. Esteja preparado, pois pode demorar um pouco.
Caso esteja embarcando internacionalmente, para retornar ao Brasil, você deverá passar pela alfândega, onde irá declarar os itens que adquiriu no exterior e, caso seja necessário, pagar algumas taxas.

Desembarque / Bagagens

Ao desembarcar no destino final, dirija-se à esteira assinalada com o número do seu voo; espere sua mala (se ela passar na esteira e você não conseguir pegá-la, não se preocupe, ela voltará a passar na esteira). E fim, já pode começar a curtir sua viagem.

Desembarque internacional

No desembarque internacional, você passa novamente pela verificação de segurança.
Após a verificação, você pode pegar as suas bagagens e passar pela Imigração, onde passaporte e visto (o visto só é necessário para alguns destinos internacionais) serão verificados novamente.
Gostou do guia? Aproveite as nossas dicas e planeje-se para fazer Check-In e despachar bagagens com o máximo de comodidade e não ter surpresas ruins durante o processo. Esperamos que você tenha uma ótima viagem!
Conte com o ViajaNet para adquirir pacotes de viagens e passagens aéreas baratas, com o máximo de conforto e confiabilidade. Temos diversas oportunidades para que você economize em sua viagem. Confira e aproveite!