Yorkville, Chinatown e Kensington Market são os melhores bairros de Toronto para compras e gastronomia

Já falamos um pouco sobre Toronto no blog, apontando suas principais características e dando um panorama geral da cidade. Destino conhecido por ser pluricultural e ter todo o tipo de gente, Toronto é o retrato fiel de metrópole que acolhe pessoas de todo o mundo, não importando a sua origem. É visível a influência dos imigrantes em cada bairro onde vivem, sendo perceptível na culinária, arquitetura, atrações e costumes próprios. Além de possuir aquela paisagem típica de um grande centro urbano, Toronto possui pontos encantadores para você conhecer mais profundamente, seja para comer, beber, fazer pequenos tours ou para fazer compras. Para morar ou apenas se divertir, veja esta lista que preparamos para você conhecer os principais bairros de Toronto!

Toronto

Reprodução: Pixabay

Yorkville

Um dos mais sofisticados bairros da cidade, Yorkville é considerado por alguns o melhor bairro de Toronto. Durante a construção da metrópole no século XIX, Yorkville foi o principal bairro da cidade, pois era onde viviam a elite e a burguesia da época. Dono de casarões e charmosas ruazinhas em que não passam carros, Yorkville atualmente é casa de diversas lojas de grifes, carros de luxo e joias, como Hugo Boss, Louis Vuitton, Prada, Ferrari, Pandora, Rolex, Tiffany & Co. e Holt Renfrew. As calçadas de piso combinam com o pavimento da rua, dando a impressão de um grande calçadão onde celebridades e poderosos compradores desfilam nos dias quentes do ano.

Mas esse ar de luxo e sofisticação nem sempre cobriu as ruas de Yorkville. Durante os anos 1960 e 1970, o bairro foi o principal nicho do movimento hippie canadense, onde a vibe do lugar era totalmente diferente e diversos artistas e trabalhadores se encontravam em bares e restaurantes da principal avenida do bairro. Com a construção de uma estação de metrô bem no centro do distrito, o público do local foi se transformando até se tornar o que é hoje.

Se o dinheiro não for problema, você irá amar visitar a Bloor Street para fazer umas comprinhas. Se bater a fome, você pode visitar alguns dos bistrôs e restaurantes franceses que enfeitam as esquinas de Yorkville. Você pode experimentar os deliciosos vinhos vendidos nos estabelecimentos e aproveitar das varandas dos bares.

Yorkville

Reprodução: iStock

Chinatown

Como em toda grande metrópole, Toronto também possui o seu bairro chinês. Culturalmente dinâmica, a região de Chinatown lembra muito as grandes cidades chinesas, com seus letreiros coloridos, placas em neon, cheiros e temperos exóticos e lojas e bancas espalhadas pelas calçadas. É um local onde é possível adquirir de tudo, como roupas de ponta por um valor abaixo do mercado, peças de arte oriental lindíssimas, além de ervas e animais exóticos como cavalos marinhos desidratados para tratar de problemas respiratórios.

Foi a partir dos anos 1950 e 1960 que imigrantes chineses se instalaram no bairro, que não possui nada de canadense pelas ruas – nem ao menos o idioma. O que se é ouvido por Chinatown é mais cantonês e mandarim do que inglês ou francês. O ambiente do bairro te leva direto para a China, com seus restaurantes e minimercados que dão exotismo à cidade. Durante o ano novo chinês, o bairro ferve com apresentações de dança, fogos de artifício e festas.

Kensington Market

Outro bairro com forte influência de imigrantes, Kensington passa dos 250 mil habitantes – sendo apenas 1/5 de canadenses. Localizado ao norte de Chinatown, a língua mais falada pelas ruas desse bairro é o espanhol, mas não se espante ao ouvir um sotaque árabe ou uma língua escandinava. A presença de indianos, portugueses, escoceses, gregos, africanos, caribenhos, brasileiros, libaneses e irlandeses fez de Kensington um bairro muito animado, onde a oferta de lazer é enorme, com feiras, bares com música ao vivo e diversas festas étnicas.

Kensington conta ainda com uma grande variedade de restaurantes e mercados, onde você encontra desde elaboradas receitas da culinária francesa até pratos típicos da América Central. A principal avenida, Augusta Av., é de uma mistura viva e eclética exposta em suas lojas de roupa vintage, lojas de produtos latinos, produtos frescos (queijos, peixes, carnes, frutos do mar e temperos), cafés e bares.

Kensington

Reprodução: iStock

Downtown Core

Considerado um dos melhores bairros para se hospedar em Toronto, Downtown Core é onde fica o centro financeiro da cidade. Advogados, banqueiros, corretores, estudantes, trabalhadores do setor público e jornalistas mantêm esse centro vivo durante o dia. Depois do entardecer, os cinemas de rua, teatros e shoppings são os pontos mais visitados por ali.

É em Downtown Core que fica o Eaton Centre Mall, mais conhecido como PATH, um sistema de túneis subterrâneos interligados que ligam o maior complexo comercial subterrâneo do mundo com mais de 1.200 lojas e serviços em baixo da terra.

Toronto

Reprodução: iStock

Para apreciar a gastronomia, ver de perto as principais atrações dos bairros de Toronto e fazer compras, adquira suas passagens para Toronto no site do ViajaNet, que trabalha para oferecer os melhores preços em passagens aéreas e pacotes de viagens do Brasil. Fique de olho no nosso blog para mais dicas imperdíveis como essa!