As aulas e leituras de história levam qualquer pessoa para dentro de uma outra realidade, não é mesmo? Imagine só poder vivenciar todos os cenários dos acontecimentos marcantes no Brasil de perto! É quase como entrar em um filme de época e entender melhor tanto o que se passou quanto seus reflexos nos dias de hoje. Há uma rica história espalhada pelo país, e redescobri-la é algo incrível. Vale a pena toda uma aventura em diversas cidades, usando o Quando Viajar para planejar seu passeio com mais economia.

Olinda

A cidade pernambucana fica colada à capital Recife. Por isso, uma visita a ela também inclui uma passada obrigatória pelos pontos mais importantes dos dois lugares. Olinda é considerada a “Ouro Preto com vista para o mar” e carrega lugares históricos e uma arquitetura impressionante. Vale a pena conhecer mais dessa região que já sofreu invasões holandesas e tem uma cultura extremamente rica e plural, o acesso é feito pelo aeroporto de Recife, com a oportunidade de passar pelas duas cidades.

Salvador

Da Bahia de Todos os Santos é possível sentir toda a essência de ser brasileiro. A cidade, que já foi capital do Brasil, carrega sua história em cada esquina, seja na época do descobrimento e no início do Brasil-colônia ou a história recente da cultura nacional, com nomes de peso na música, teatro e capoeira que surgiram em suas ruas. Uma visita ao Pelourinho é obrigatória para qualquer um que se interesse pela história nacional. A melhor maneira de chegar a Salvador de qualquer canto do Brasil é o Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães.

No ViajaNet, você encontra os melhores preços nas passagens aéreas para Salvador.

Rio de Janeiro

Também capital do Brasil no passado, o Rio de Janeiro tem um centro histórico que traz à tona diversos acontecimentos da história nacional para o turista. É o caso do Teatro Municipal, do Jardim Botânico, da Biblioteca Nacional e de todas as obras feitas com a chegada da Família Real em 1808. Período em que o Rio e toda a sua beleza natural foram sede da Coroa Portuguesa. Para chegar ao Rio as opções são vastas, a cidade possui dois aeroportos com rotas para todo o país: o Galeão e o Santos Dumont.

Confira os preços imperdíveis das passagens aéreas para o Rio de Janeiro.

Ouro Preto

Falar em cidades históricas é quase fazer referência aos pontos turísticos mineiros. As cidades históricas de Minas Gerais reúnem todo um roteiro de construções que marcam o período do barroco brasileiro. As igrejas refletem principalmente o uso do ouro em larga escala, graças ao período da mineração que prosperou na região. Ouro Preto abriga muito do que foi Minas no passado e, por isso, é considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, pela Unesco. A melhor forma de chegar a Ouro Preto é partindo de Belo Horizonte, com uma viagem que leva 2h de carro.

Tiradentes

Caminhar pelas ruas de Tiradentes (pouco mais de 100 km distante de Ouro Preto) é como voltar no tempo e se ambientar no século 18. O nome veio justamente de uma homenagem ao herói da Inconfidência Mineira. A Matriz de Santo Antônio carrega vários traços de Aleijadinho, importante artista do barroco nacional. Ela é a segunda igreja coberta de ouro de todo o país e tem uma beleza monumental. Para chegar a Tiradentes vale a pena dar uma passadinha por Belo Horizonte e conhecer um pouco da metrópole mineira, a viagem até a cidade histórica é de apenas 190 km.