Viajando dentro do Brasil com economia no período dos Jogos Olímpicos

Estádio Maracanã

Se você adora esportes e nunca perdeu a transmissão dos Jogos Olímpicos pela televisão esse é o momento de realizar o sonho de assistir ao vivo as disputas mais eletrizantes do mundo desportivo. As Olimpíadas 2016 se aproximam, e é preciso planejar para que a viagem até o Rio de Janeiro saia exatamente da forma como você imaginou.

Naturalmente, alguns jogos são mais caros que outros, e muitos deles já estão com a lotação esgotada, como as finais e semifinais dos esportes mais conhecidos mundialmente: basquete, vôlei, futebol e outros. Mas, se você conseguiu comprar ingressos, ou se ainda pretende acompanhar alguma competição, aqui você tem algumas dicas que irão te ajudar a gastar menos e aproveitar ao máximo a chance de ver o Brasil ser campeão em casa!

Ingressos

São 306 provas com medalhas e as equipes estão preparadíssimas para trazer bons resultados ao Brasil; mas, para acompanhar pessoalmente as competições, você precisa garantir os ingressos. Até o dia 30 de abril do ano passado estavam abertas as inscrições no site oficial do evento para concorrer à chance de comprar ingressos por meio de sorteios. Depois do término dos sorteios, era possível garantir a presença nos estádios por meio da compra virtual ou nas bilheterias. A compra antecipada é uma ótima forma de economizar e de ter a certeza de que terá o ingresso em mãos.

Voluntariado

Algumas pessoas se candidataram para trabalhar nas Olimpíadas como voluntários. Os selecionados trabalharão nas áreas de esporte, atendimento ao público, imprensa, comunicação, apoio operacional, protocolo, traduções, produção de cerimônias, serviços de saúde, transportes e tecnologia. Estar entre os voluntários aumenta bastante as chances de acompanhar o maior evento esportivo do mundo bem de pertinho!

Plano B

É hora de se planejar financeiramente para dar conta de arcar com as despesas da viagem. Pense em alimentação, transporte e hospedagem, essencialmente.

Se você tem amigos ou parentes que moram no Rio, nada custa pedir um abrigo por alguns dias. Se a resposta for positiva, você já elimina vários gastos do planejamento. Caso não conheça ninguém na cidade maravilhosa, você pode optar por hostels, albergues e hotéis mais em conta. Como a data do início da competição está se aproximando, os preços provavelmente estarão mais altos, mas isso não significa que você não vai encontrar ótimas oportunidades. Pesquise bastante e, ao encontrar um local interessante com um preço compensatório, não se esqueça de fazer a reserva.

Com relação ao transporte, fique de olho nas promoções relâmpago das companhias aéreas. No site do ViajaNet, por exemplo, você encontra a reunião dos melhores preços de passagens. Mesmo em cima da hora ainda é possível encontrar ótimas opções de voos.

Por fim, estando no Rio, fique de olho nas redes sociais: muitas pessoas desistem de jogos de última hora e acabam vendendo ingressos a preços bem baixos. Pode ser a chance de acabar assistindo a outras competições que sejam de seu interesse. Também existem algumas sessões das Olimpíadas que oferecerão ingressos de graça em áreas abertas ao público, como o ciclismo de estrada, marcha atlética, canoagem de velocidade, maratonas aquáticas, remo, vela, maratona e triatlo.

Portugal: conheça mais sobre o país vencedor da Eurocopa

Portugal chamou a atenção do mundo todo ao ganhar um dos títulos mais importantes do futebol na Europa. Vencendo a seleção francesa no estádio da torcida adversária, o país lusitano ocupou as manchetes de vários noticiários ao redor do globo, fazendo com que outras características do país também fossem exaltadas – como o turismo.

O país, apesar de pequeno, possui diversos destinos incríveis, além de proporcionar grandes atrações para quem gosta de aproveitar o enoturismo – ou seja, o turismo voltado a uma experiência com vinhos, visitando vinícolas e adegas de renomadas.

Portanto, seja pelo grande Patrimônio Histórico e Cultural ou pela hospitalidade que os portugueses oferecem, principalmente aos irmãos brasileiros, são vários os motivos que fazem de Portugal um dos melhores países a se visitar na Europa.

Adquira aqui no ViajaNet suas passagens aéreas internacionais para Portugal e conheça o mais novo campeão da Europa!

Lisboa

Lisboa

Lisboa, capital do país, é muito mais do que um importante centro histórico, cultural e econômico para Portugal. Ali estão diversas construções famosas, e é um país que gera facilidade de acesso para outras regiões do país – sendo, assim, uma das mais importantes portas de entrada para brasileiros na Europa

Você pode usar o transporte público facilmente para conhecer diversos pontos da cidade. Com a ajuda do eléctrico (bonde), o comboio (trem) ou o metro (metrô) você consegue desbravar qualquer área.

Vá a um show de fado, conheça o Castelo de São Jorge, o Baixo e Alto Chiado, Belém e a bela cidade de Sintra, onde estão o Castelo dos Mouros e a Quinta da Regaleira, e que pode ser facilmente alcançada de trem – mas reserve um dia inteiro só para isso. Em Lisboa, não deixe também de aproveitar a noite da cidade, que começa em restaurantes e cafés e depois se estende para bares e baladas, com um público animado e bem disposto.

Porto

Porto

Uma das cidades mais populosas de Portugal, é uma grande metrópole e considerada também uma cidade bastante jovem. Isto porque a Universidade presente na região é bastante tradicional e atrai pessoas de faixas etárias mais jovens, trazendo uma programação mais agitada e diversificada.

Ao visitar a cidade do Porto, não deixe de conhecer a belíssima Livraria Lello e Irmão, provar a deliciosa Francesinha (sanduíche de pão, fiambre, linguiça, bife, salsichas e queijo, tudo coberto por um molho mais picante com cerveja e tomate), visitar a Fundação Serralves – com o seu Museu de Arte Contemporânea e um grande jardim na Casa Serralves –, entre muitas outras atrações que fazem da cidade um dos principais destinos de quem visita Portugal.

Quando você estiver lá, até mesmo um simples café em um bar próximo à margem do Rio Douro será um grande – e tradicional! – programa.

Roteiro dos Vinhos

Roteiro dos Vinhos - Alentejo

Os vinhos portugueses são considerados alguns dos melhores do mundo, e possuem denominações geográficas para demonstrar sua qualidade e tradição. A Rota de Vinho de Alentejo é uma das mais tradicionais e famosas em todo o mundo, agradando pela beleza e pelas grandes vinícolas.

No Norte do país há também a Rota dos Vinhos Verdes, que se estende de Minho ao Douro. Os vinhos recebem este nome não por conta da sua coloração, mas sim por causa da vegetação da região, que deixa a área coberta por uma camada de um verde bem vivo. Ali também estão regiões históricas, como Braga e Guimarães, e outras cidades menores, cheias de encanto.

Para quem deseja provar o famoso Vinho do Porto em suas adegas mais tradicionais, isso é possível através de um roteiro de grande beleza pelas encostas de montanhas, em que se avista uma grande paisagem do rio Douro. Muitas das vitiviniculturas da região estão abertas ao enoturismo, sendo possível até mesmo pernoitar na região para aproveitar as provas de vinhos com mais prudência. Através dessa rota você também pode aproveitar os vinhos de mesa, vinhos brancos, rosés e tintos de Douro.

As belas ilhas

Ilha da madeira

Portugal possui diversas e belíssimas ilhas, algumas mais populares e outras que não atraem tantos turistas. Independente da sua escolha para visitar, você poderá se deparar com belezas naturais.

Apesar de ser mais longe de Portugal, devendo pegar um transporte aéreo para se chegar até lá, a Ilha da Madeira – que é uma região autônoma de Portugal –, é um belo arquipélago de ilhas vulcânicas, com duas ilhas habitadas: Porto Santo e a Ilha da Madeira. Também há outras que são áreas de proteção ambiental, como as Ilhas Selvagens e as Ilhas Desertas. De grande beleza, a região é facilmente escolhida como um dos mais impressionantes lugares do planeta.

A Graciosa, localizada na região de Açores, é a ilha menos montanhosa da região. O cenário é um dos mais belos, contrastando o verde da natureza com as construções brancas isoladas na paisagem.

Algarve

Algarve

Ao chegar em Algarve, você tem diversas praias e belas cidades para visitar e aproveitar melhor seus dias e noites na região. Entre elas está Lagos, uma cidade pequena com um belo centro histórico, com bares, restaurantes e lojas, além de conservar um pedaço de sua muralha ainda em pé.

Entre as praias, você tem a Praia de Porto de Mós, relativamente grande e com uma boa infraestrutura, com deliciosos restaurantes e possibilidades cada vez mais exclusivas e tranquilas conforme se vai chegando à outra ponta. Na Praia da Luz, que é um pouco mais urbana, você pode aproveitar para passear em um calçadão ou até mesmo em uma falésia que chama atenção pela beleza.

Dicas de destinos no Brasil para quem curte o calor mesmo em temporada de frio

A chegada do inverno faz muita gente se questionar sobre os destinos das férias. Entretanto, as dimensões continentais do Brasil permitem viajar sem sair do país e, de quebra, aproveitar uma temperatura totalmente diferente. Se no Sul do país o frio prevalece, na região Norte e no Centro-oeste há uma abundância de dias quentes para aproveitar nesses meses. Tudo isso conciliando sempre as ofertas de hospedagem, infraestrutura, passeios e passagens aéreas com descontos. Confira aqui cinco dicas imperdíveis para aproveitar a época das férias escolares e ter a melhor experiência de viagem.

Itaúnas

Itaúnas

A cidade localizada no estado do Espírito Santo, conta com um clima abençoado. As médias anuais giram em torno dos 30ºC. Unindo o clima quente a belas praias, o cenário fica perfeito para fugir do frio e entrar de cabeça no verão. O inverno ajuda ainda nas condições das praias, já que é também a época da estiagem na cidade. Tudo isso com mais facilidade ao encontrar hospedagem e ofertas de passagens. No litoral norte do estado, próximo à divisa com a Bahia, Itaúnas oferece pousadas simples e opções de estadia com o pé na areia. Com a hospitalidade e a comida típica, você vai aproveitar a vila e querer retornar sempre.

Jalapão

Jalapão

No estado do Tocantins, um verdadeiro paraíso espera os viajantes. Com um clima que se aproxima do árido, o Jalapão é considerado um deserto brasileiro. As temperaturas são sempre altas, na casa dos 30ºC durante todo o ano. Entretanto, é na época de julho que os viajantes encontram o melhor clima, com muito sol e ausência de chuvas. Os turistas podem aproveitar as famosas piscinas naturais e toda a exuberância da região. São 30 mil quilômetros quadrados que formam um destino turístico com cachoeiras, rios e corredeiras para quem gosta de aventura.

Chapada dos Guimarães

Chapada dos Guimarães

Um dos mais belos destinos do país, que conta também com a natureza em toda a sua força e beleza. Localizada no estado do Mato Grosso, a Chapada dos Guimarães é uma área de preservação e configura um dos parques de proteção ecológica mais importantes do país. Ela fica no alto do estado, com uma das maiores altitudes da região Centro-Oeste. As temperaturas são altas até mesmo no inverno, mas é bom sempre se agasalhar para as noites frias. As trilhas incluem passeios à pé ou de bicicleta, reservando aos viajantes as belas vistas de cachoeiras, cânions e lagos para se refrescar. Ao viajar para a região, não perca a oportunidade de conhecer a Cachoeira Véu de Noiva, com uma vista de emocionar.

Brasília

Brasília

A capital federal do Brasil conta com um cenário único em todo mundo. Projetada por Lúcio Costa e com obras incríveis do lendário Oscar Niemeyer, a cidade é visitada por turistas de todo o mundo e estudantes que desejam ver de perto a genialidade do arquiteto brasileiro. A região é também conhecida pela escassez de chuva e pelas altas temperaturas. Até mesmo no inverno, vale a pena visitar Brasília sem medo do tempo fechado ou do frio. Aproveite a oferta de passagens aéreas partindo de diversas cidades brasileiras e os melhores descontos do Viajanet. A visita inclui tanto as obras e prédios oficiais quanto a vida noturna e a natureza dessa parte do Brasil. Ela inclui frutas, ingredientes e pratos típicos da cultura regional, e valem a incursão gastronômica em busca de novos sabores.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

A Cidade Maravilhosa recebe turistas durante todo o ano. Nas férias de julho e durante todo o inverno, a capital pode ser aproveitada sem medo. O sol e as altas temperaturas estarão presentes, com raras exceções no caso de frentes frias. Mas mesmo em tempo chuvoso o Rio de Janeiro continua lindo. Isso porque a cidade é uma das maiores de todo o Brasil e garante sempre bons programas para quem visita ou reside na cidade – desde museus até opções de lazer e cultura para todas as idades. E, é claro, vale a visita às mais famosas areias para pegar um bronzeado e retornar fazendo inveja.

Check-In, embarque e despacho de bagagens no aeroporto: passo a passo

Check-In, embarque e despacho de bagagens no aeroporto: passo a passo

Chegou o grande dia da sua viagem e, com ele, o nervosismo e a ansiedade para chegar ao destino e aproveitar o passeio. Entretanto, depois de comprar sua passagem, arrumar as malas e chegar ao aeroporto, alguns procedimentos devem ser feitos para sua segurança.

Muitas são as dúvidas em relação ao Check-In, que nada mais é que a verificação de todos seus documentos para que você possa embarcar no avião e despachar suas bagagens, caso necessário.

Para que não haja correria e eventuais dúvidas no dia da sua viagem, separamos algumas dicas e informações necessárias sobre como cada Check-In e o despacho da bagagem devem ser realizados.

Check-In online

Via web, no site da companhia em que adquiriu as passagens aéreas, você vai encontrar a opção de Check-In online. Consiste numa forma mais prática, rápida e cômoda de realizar a verificação dos seus dados antes mesmo de chegar ao aeroporto – é preciso que você preencha seus dados (como RG, e-mail, entre outros comprovantes) para em seguida escolher sua poltrona (a opção de escolher a poltrona depende da companhia aérea que escolheu). Depois disso, você receberá, por e-mail ou via download da web, um cartão de embarque, que pode ser impresso em sua casa ou no aeroporto.

Aplicativos

Algumas companhias aéreas, como a Gol e Tam, possuem aplicativos específicos para esse tipo de serviço. Prática, a ferramenta realiza o Check-In diretamente do seu smartphone, sem precisar acessar o seu computador ou notebook, dispensando também o Check-In em totens ou guichês no aeroporto.

Check-In companhias aéreas

Chegando no aeroporto procure o guichê da companhia aérea que escolheu para realizar sua viagem e identifique-se. Serão necessários seus dados e documentos comprovantes para que, em seguida, o cartão de embarque seja entregue e suas bagagens sejam pesadas e despachadas para o porão da aeronave.

Auto Check-In

Os totens dispostos no aeroporto são para realizar o auto Check-In. Para isso, você deve identificar suas informações e dados eletrônicos da sua passagem (código de reserva), para que seja impresso seu cartão de embarque. Esta opção tende a ser a mais rápida e evita as filas dos guichês de companhias aéreas, mas, por ser um auto Check-In, deve-se ter uma cautela ainda maior para preencher os dados corretamente e seguir viagem.

Em alguns aeroportos, entretanto, com essa opção só é possível retirar o cartão de embarque para passageiros apenas com bagagens de mão, ou seja, que não necessitam despachar malas. Fique atento e pergunte para algum funcionário do local.

Passageiros de Primeira Classe

Aos passageiros de primeira classe, o Check-In fica ainda mais prático. Isso porque para esse tipo de passagem existem guichês especiais e exclusivos – o que agiliza esse processo, já que a fila é menor e, consequentemente, o atendimento é mais rápido.

Despacho de Bagagens

O processo de despacho é feito somente após o Check-In. Depois de localizar o totem ou guichê da companhia aérea, será requerido que sua bagagem seja pesada. Assim feito, você receberá um comprovante de despacho que, salvo algumas companhias, requerem essa espécie de ticket no final da viagem, para localizar sua bagagem e assim entregá-la.

O embarque

Após o Check-In e despacho, é hora de entrar na sala de embarque. De início, você passará pelo detector de metais. É preciso que você remova todos os objetos de metal do seu corpo, como chaves, cintos e celulares. Se mesmo assim o detector apitar, não se desespere – certamente você esqueceu algum item no corpo e o segurança do local pedirá gentilmente para que você verifique novamente.

Após isso, fique atento ao painel eletrônico com o horário e número de portão de embarque. Essa mesma informação está localizada também em seu cartão de embarque. Quando for anunciado o voo, tenha em mãos o cartão de embarque e um documento com foto; siga a fila e apresente os documentos.

Viagens internacionais

Para destinos fora do território brasileiro, alguns procedimentos são diferentes. Alguns destinos internacionais não possuem a opção de Check-In online – por isso, é preciso cautela para se programar corretamente e não deixar o processo para última hora, achando que será possível realizá-lo na web ou pelo smartphone.

Embarque internacional

O processo de embarque também muda – logo após passar pelo detector de metais (depois do despacho das bagagens), você passará pela Imigração, local onde seus documentos serão conferidos novamente – no caso, passaporte e visto (o visto só é necessário para alguns destinos internacionais).

Desembarque / Bagagens

Ao desembarcar no destino final, dirija-se à esteira assinalada com o número do seu voo; espere sua mala (se ela passar na esteira e você não conseguir pegá-la, não se preocupe, ela voltará a passar na esteira). E fim, já pode começar a curtir sua viagem.

Como aproveitar seu tempo livre no Rio de Janeiro nas Olimpíadas 2016

Um dos eventos mais esperados de 2016 são as Olimpíadas, principalmente para os brasileiros locais. Essa é a primeira vez que os jogos acontecerão em terras sul-americanas desde a primeira realização do evento, em 1896.

Em seu primeiro evento, realizado em Atenas, apenas 9 modalidades eram disputadas para a entrega das medalhas olímpicas. Hoje, esse número é surpreendentemente maior, com cada vez mais esportes integrando as categorias da disputa.

Em 2016, o número de modalidades é 42, com 2 novos esportes incluídos na lista: o rugby e golfe. Esse crescimento desde sua primeira realização é resultado de investimentos bilionários na divulgação do evento, refletindo também na economia dos países sedes das olimpíadas, que acontecem de 4 em 4 anos.

Em 2014 o Brasil se viu em uma grande festa durante a Copa do Mundo, com turistas em todo lugar, bandeiras verde, amarelo e azul, vuvuzelas e muita comemoração. Em 2016 não será diferente, e essa comemoração estará concentrada na cidade maravilhosa: o fantástico Rio de Janeiro.

A decisão da sede aconteceu em 2009, e desde então os brasileiros estão ansiosos para que esse evento histórico finalmente aconteça.
Esse momento chegou: hora de vestir sua camisa verde e amarela, conhecer os turísticas dos países que irão competir e torcer pelo Brasil.

A cidade do Rio de Janeiro está repleta de pontos turísticos clássicos, como o Pão de Açúcar, o Arpoador, a Vista Chinesa e o lendário Cristo Redentor, entre outras paisagens paradisíacas. O que muitos não conhecem são as cidades ao redor do município, cheias de pontos históricos, culinárias variadas e população diversa.

Nos dias livres dos jogos, para quem irá visitar o Rio ou é morador local, ótimas oportunidades rodeiam o município carioca. Por isso, separamos 5 destinos para que você possa conhecer melhor a cultura e diversidade não só da capital do Rio de Janeiro como também suas regiões vizinhas.

Petrópolis

Petrópolis

Para fugir um pouco da movimentação intensa da Copa, Petrópolis é uma ótima opção, contando com museus surpreendentes. O município fica a apenas 64 km da cidade do Rio e é nele que está situado o palácio imperial, construído em 1845 para receber a família real. Dentro do palácio você encontra documentos, joias e outros pertences da realeza.

Aproveite e conheça também o palácio da Quitandinha, antigo cassino carioca com salões abertos para visitação.

Petrópolis é uma cidade serrana e cheia de paisagens belíssimas. Se você quer curtir seu tempo livre durante as Olimpíadas, certamente vai adorar o município.

Ilha Grande

Considerado o arquipélago com as praias mais bonitas do sudeste, Ilha Grande oferece não só paisagens magnificas, como também entretenimento nos passeios feitos nas mais de cem praias da ilha.

As águas cristalinas e areias brancas conquistam os turistas de todo o mundo. Entre as centenas de passeios da ilha se destaca o mergulho. Para os habilitados no esporte, o mar de Lopes Mendes apresenta uma vida marinha diversificada, repleta de belezas e surpresas.

Búzios

Búzios

É hora de se divertir com as atrações de Búzios. Uma das cidades mais badaladas do estado do Rio de Janeiro, Búzios é privilegiada com paisagens paradisíacas, bares descolados e boates por todo a região. Além disso, as lojas de grife se destacam nas atrações da cidade, com variedade das marcas internacionais mais conceituadas do mundo.

Não deixe de conhecer as noites badaladas nas boates Pacha e Previlege Buzios.

Niterói

Niterói

Niterói está bem perto da cidade do Rio: apenas 13 quilômetros da capital. Em menos de uma hora de carro ou ônibus, você chega ao seu destino.

A cidade é conhecida pelo prestigiado Museu da Arte Contemporânea, símbolo da arquitetura moderna. O projeto foi criado pelo arquiteto Oscar Nieyemer em 1996 e desde então é o cartão de visita de Niterói.

Praias bem conceituadas também estão na lista de passeios para você e sua família aproveitar o tempo livre. Não deixe de visitar as praias de São Francisco e Charitas.

Paraty

Paraty

Paraty é prestigiada com ilhas paradisíacas visitadas por turistas o ano todo. Mas não é só esse o cartão de visita da cidade: seu centro histórico conta com comércios, restaurantes e casas com construções coloniais que deixam o visual da cidade ainda mais belo.

É o lugar perfeito para passear a pé, aproveitar o clima tropical e visitar comércios de lembranças, privilegiados com artesanatos de todos os tipos.

Conheça também a Ilha Comprida, Praia Vermelha e Ilha do Pecado.

Confira 4 destinos incríveis para aproveitar o inverno no Brasil

O Brasil é internacionalmente conhecido por seu clima tropical, com ótimas opções e destinos para quem quer curtir as altas temperaturas características do país. Desde praias paradisíacas no litoral até cidades encantadoras no interior, não há dúvidas de que o Brasil conta com infinitas opções para aproveitar o clima mais quente. Mas, além disso, o que muitos não sabem é que também é possível curtir a época mais fria do ano sem ter que ir ao exterior.

Das temperaturas abaixo de zero na Serra Catarinense, a região mais fria do país, ao aconchego de Guaramiranga, no Ceará, os brasileiros podem encontrar destinos que oferecem muito charme e conforto. As melhores cidades de inverno no Brasil garantem tudo aquilo que os turistas mais esperam: um bom chocolate quente, fondue, pousadas encantadoras, lareiras. Então, que tal aproveitar que o inverno está logo aí e preparar as malas? Confira aqui 4 destinos incríveis para aproveitar o inverno no Brasil!

Gramado

Gramado

Um dos destinos mais famosos no país, Gramado atrai centenas de turistas pelas diversas atrações e encantos que oferece. Seja pelo ambiente em estilo europeu e pelo clima frio, ou pelos cobiçados cafés coloniais, vinhos e chocolates, a cidade gaúcha está entre as melhores opções para quem quer curtir o frio do inverno com muito charme e conforto. O pequeno município – de apenas 34 mil habitantes – ainda conta com o Festival de Cinema, realizado durante o inverno.

Guaramiranga

Guaramiranga

É possível sentir frio no Ceará! Situada no Maciço de Baturité, Guaramiranga apresenta médias anuais de temperatura por volta dos 20º C, mas, no inverno são registrados números ainda mais baixos. Uma das principais atrações da cidade é o Festival de Jazz e Blues, que atrai milhares de turistas. Além disso, vale conhecer o Parque das Trilhas, uma área envolta pela Mata Atlântica que oferece caminhadas e trilhas ecológicas, além de atividades de aventura, como rapel e tirolesa.

Monte Verde

Monte Verde

A cidade mineira está entre os melhores destinos para os amantes do frio e do aconchego das montanhas. Além do passeio matinal pelas ruas cobertas de geada, quem visita Monte Verde tem a opção de praticar diversas atividades de aventura, como arvorismo, trekking, tirolesa e paintball. As atrações gastronômicas também merecem destaque: estão no cardápio sopas, fondues, chocolates, queijos e uma extensa cartilha de vinhos. Vale a pena a visita!

Petrópolis

Petrópolis

Localizada no interior do Rio de Janeiro, a charmosa e histórica Petrópolis conserva construções da época de D. Pedro II. Assim, os turistas podem conhecer e se encantar com os casarões e palacetes que remontam a séculos passados. Quem optar por esse destino ainda poderá contar com ótimas opções de hotéis e pousadas, que irão garantir um clima aconchegante e agradável. A gastronomia da cidade também se destaca, já que seis dos seus restaurantes foram premiados com uma estrela no Guia Brasil 2014.

Conheça a gastronomia de 4 destinos na América do Sul

O turismo gastronômico vem ganhando cada vez mais espaço e força no setor de viagens, pois as pessoas viram que a comida é um reflexo histórico e cultural do lugar. Dessa forma, essa classe de turistas vem se destacando e ganhando mais atenção em alguns destinos ao redor do mundo.

Na América do Sul, a gastronomia é muito diversificada e repleta de pratos típicos que chegam a ser irresistíveis só de olhar. A soma das diferentes floras e climas resultaram em pratos coloridos, saborosos e atrativos para o turismo gastronômico.

Peru

ceviche - Peru

No Peru, é possível encontrar uma das mais deliciosas e interessantes culinárias do mundo. Como o destino é composto por águas frias em seu litoral, a melhor pedida é experimentar os melhores pratos com peixes e outros frutos do mar. O mais famoso prato é o ceviche – considerado uma das 7 maravilhas gastronômicas do mundo –, feito com peixes frescos, cebola roxa, suco de limão, pimenta e sal.

Venezuela

Gastronomia - Venezuela

Prepare-se para ter a sensação de estar experimentando o melhor da gastronomia europeia, africana e indígena – pois a gastronomia venezuelana é a mistura perfeita desses lugares, com explosão de sabor a cada prato. As receitas em geral são à base de tubérculos, farinhas e carnes.

Chile

Chile

Famoso pela ótima produção de vinhos, o Chile também proporciona a degustação de pratos deliciosos como o charquicán, prato mais típico do país, feito com uma mistura de verduras e carnes, também acompanhadas de cebolas preparadas em escabeche – molho típico da gastronomia do al-Andalus, sendo preparado para dar mais sabor ao prato e também para conservar o alimento por mais tempo.

Argentina

Gastronomia - Argentina

Para os brasileiros, a culinária argentina é um pouco mais familiar. A gastronomia argentina é o reflexo da colonização, contando também com diversas receitas espanholas e italianas. Além disso, também há uma influência da cultura guarani, principalmente pelo uso da mandioca e abóbora em muitas receitas. Um dos pratos mais procurados é o “asado argentino”: um churrasco feito de uma maneira diferente, onde é possível experimentar os melhores cortes do alimento.

Ecoturismo de inverno: onde encontrar?

Bonito, no Mato Grosso do Sul

Na época de inverno, os destinos mais procurados são as cidades tradicionais dessa estação. Entre elas, campos do Jordão e Gramado são as mais procuradas, e oferecem atividades turísticas voltadas para aproveitar o mês de julho. Apesar disso, há quem prefira um roteiro mais radical e cheio de aventura, juntamente com um clima mais quentinho. Assim, a melhor opção são as cidades que oferecem ecoturismo!

O Brasil é repleto de destinos que possuem paisagens paradisíacas e, com a difusão do turismo de aventura, milhares de cidades foram se abrindo para os turistas. Em sua maioria, são cidades que apostam em suas belezas naturais e que servem para conectar o viajante com a natureza. E essa é uma das principais qualidades desse tipo de viagem.

No Centro-oeste do país, em Bonito, no Mato Grosso do Sul, fica um dos lugares mais procurados para o ecoturismo. A pequena cidade abriga paisagens naturais como cachoeiras, rios de água transparente, trilhas, grutas e muito mais. Entre os pontos turísticos que não podem faltar no roteiro estão o Abismo Anhumas, a Gruta do Lago Azul, o Aquário Natural de Baía Bonita e a Cachoeira Boca da Onça.

No Nordeste os destinos são vários! A começar por Fernando de Noronha, em Pernambuco: a ilha possui um dos visuais mais impressionantes. Conhecida pelas praias de beleza única, o arquipélago oferece a oportunidade de mergulhar pelas águas claras. Os principais locais para a atividade são a Baía do Sueste, o Porto de Santo Antônio e o Morro de Fora. Quem prefere uma caminhada por trilhas pode escolher as do Golfinho ou do Leão. O Morro dos Dois Irmãos não pode faltar na viagem. Lá, o turista encontra praias e construções históricas.

Brotas não pode faltar aqui. A cidade do interior paulista é uma das mais procuradas pelos apaixonados por adrenalina. Entre os esportes que os turistas podem praticar estão o cicloturismo, rafting, rapel, escalada, tirolesa, arvorismo e outros. Crianças, adolescentes e adultos podem se aventurar. Como o destino oferece tanta diversidade de atividades, praticantes mais experientes também frequentam o lugar.

Seja qual for o destino, não se esqueça de comprar as passagens com antecipação, fazer as reservas do hotel e planejar o roteiro de viagem. Além disso, fique atento quanto à documentação necessária para viajar caso esteja acompanhado de crianças. Com tudo pronto, é só partir e aproveitar!

Os melhores lugares do mundo para ver o pôr do sol

Viajar é sempre uma experiência positiva, seja a trabalho ou para conhecer novos destinos. Conhecer outros cenários pode mudar totalmente a maneira como interpretamos aquilo que nos rodeia, criando uma bagagem cultural que contribui para toda a visão que temos do mundo.

Para inspirar os seus próximos roteiros de viagem, reunimos algumas sugestões para quem gosta de apreciar uma bela paisagem. Veja alguns dos lugares onde assistir ao pôr do sol será um momento púnico e inesquecível.

Presidente Epitácio – São Paulo

Considerado o pôr do sol mais bonito de todo o Brasil, a vista de Presidente Epitácio, na divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo, é um deleite para os olhos. O sol se põe sob as águas do Rio Paraná, logo atrás da ponte que liga os estados. O resultado é um espetáculo dourado, que mescla a luz alaranjada do final da tarde com os reflexos de sua luz sobre as águas calmas do rio.

Pedra do Arpoador – Rio de Janeiro

Pedra do Arpoador – Rio de Janeiro

Diariamente, vários grupos de pessoas se reúnem em um dos mais belos cartões-postais do Rio de Janeiro para se deslumbrar com o pôr do sol. A cena, que mistura as cores do mar com os tons quentes do céu, é emoldurada pelas belas montanhas locais. Os entornos e as areias da praia também são pontos estratégicos para contemplar esse belo fenômeno natural.

Jericoacoara – Ceará

Jericoacoara – Ceará

A paisagem de Jericoacoara é de impressionar a qualquer hora do dia, graças às suas praias de águas cristalinas e areia branca. Mas esse lugar paradisíaco ainda reserva para seus visitantes a famosa Duna do Pôr do Sol, que oferece um espetáculo de cores que pode ser admirado de um lugar privilegiado e com visão panorâmica.

Angkor Wat – Camboja

Angkor Wat – Camboja

Repleta de templos que parecem ter sido retirados dos mais belos contos fantásticos, Angkor Wat é o destino perfeito para quem gosta de locais históricos. Ao cair da tarde, a região se torna ainda mais surreal quando o pôr do sol pinta cores ainda mais deslumbrantes no horizonte.

Uluru – Austrália

Uluru – Austrália

A mistura perfeita das cores da natureza pode ser contemplada em um dos mais famosos cartões-postais da Austrália. Quando o sol se põe sobre a grande montanha Uluru, cria-se um contraste único entre as cores das pedras, rica em minérios que emitem luz, e a luz solar. Isso cria um efeito belíssimo em que o monte parece mudar de cor, tornando-se vermelho e contrastando com o céu e a vegetação local.

Grand Canyon – Estados Unidos

Grand Canyon – Estados Unidos

O Grand Canyon já é, por si só, uma das formações geológicas mais imponentes do planeta. Durante o pôr do sol, o cenário ganha ainda mais beleza com os contornos que as luzes e sombras dos últimos raios solares formam sobre o local de coloração avermelhada.

Maasai Mara – Quênia

Maasai Mara – Quênia

Os amplos campos do parque de preservação mais famoso do Quênia, Massai Mara, abrigam uma fauna selvagem incomparável. Mas a região também é o palco de um pôr do sol de cores vivas e intensas, que reluzem sobre uma imensidão de planícies e por entre as enormes árvores da região.

Europa: um tour pelos festivais de música de verão

Europa: um tour pelos festivais de música de verão

Os europeus aguardam ansiosamente a chegada do verão, que coincide com o início de diversos festivais, da mesma forma que o Brasil anseia anualmente pelo começo do Carnaval. A temporada de festivais na Europa acontece de junho a agosto, com festas para todos os gostos. Confira a seguir os principais eventos da temporada:

Exit Festival

Considerado o melhor festival europeu de verão pelo portal European Best Destinations, o Exit acontece anualmente na cidade de Novi Sad, na Sérvia. O megafestival dura quatro dias e foi criado com a missão de lutar pela paz e democracia na Sérvia e nos Balcãs.

O Exit conta com mais de 600 performances musicais, que se apresentam no histórico Petrovaradin Fortress, uma fortaleza romana às margens do rio Danúbio, o que torna a festa ainda mais especial. Neste ano, a programação conta com Bastille, David Guetta, Ellie Goulding, Wiz Khalifa, entre outros. O Exite Festival será realizado de 7 a 10 de julho.

Festival Internacional de Benicàssim (FIB)

O FIB, como é popularmente chamado, acontece na cidade espanhola praiana de Benicàssim, localizada na comunidade valenciana de Castellón. O festival também tem duração de quatro dias e acontece de 14 a 17 de julho deste ano. Entre os artistas mais conhecidos que irão se apresentar em 2016, estão The Chemical Brothers, Muse, Kendrick Lamar e Jamie XX.

Glastonbury Festival

O Glastonbury Festival é inspirado na cultura hippie e, atualmente, é o maior evento musical ao ar livre do mundo. A festa acontece na cidade inglesa de Pilton e reúne milhares de pessoas, que se encontram para curtir os mais de 15 palcos de shows.

Além das apresentações musicais, o festival é famoso por ser um palco aberto para outras expressões performáticas, como teatro e circo. Em 2016, o Glastonbury será realizado entre os dias 22 e 26 de junho. Coldplay, Muse, Adele, Beck, PJ Harvey e New Order são alguns dos artistas confirmados nesta edição.

Rock Festival Werchter

O rock’n’roll é o ritmo que comanda a cidade de Werchter, na Bélgica, entre os meses de junho e julho. O Rock Festival Werchter é conhecido pelos amantes de música por reunir grandes nomes, como as bandas Oasis e Metallica, em um curto espaço de tempo.

Neste ano, o evento contará com a presença do ex-Beatle Paul McCartney e das bandas Kaiser Chiefs, James Blake e New Order. O festival está previsto para acontecer de 30 junho a 3 de julho.

Sónar Festival

O Sónar Festival, que já possui edição no Brasil, acontece desde 1993 na charmosa cidade de Barcelona, na Espanha. Ali, os melhores DJ’s do mundo se encontram para animar um público que cresce a cada ano. Além das pistas agitadas, o Sónar Festival tem um forte apelo tecnológico e criativo, que tornam os shows ainda melhores conforme o tempo vai passando. A edição de 2016 será realizada entre os dias 16 e 18 de junho, e contará com Acid Arab, Awwz, Gerd Janson, Kelela, Lemonick e muito mais.

« Older posts

Copyright © 2015 Blog do ViajaNet - Todos os direitos reservados

ir para topo ↑

Aguarde